Qual a diferença entre Rastreamento veicular passivo e Rastreamento veicular ativo?

Qual a diferença entre Rastreamento veicular passivo e Rastreamento veicular ativo? Como cada um deles funciona? Qual é mais vantajoso para sua empresa? 

Caso você ainda não saiba, o funcionamento dos rastreadores veiculares depende de qual tipo de configuração eles têm. Os sistemas de rastreamento veicular são divididos em dois tipos: passivos e ativos. 

A diferença entre eles está na forma como as informações da rota e do veículo são transmitidas. A seguir, explicamos com detalhes como cada um funciona.

Rastreador veicular passivo

Os rastreadores de rastreamento passivo fazem a coleta de dados durante o trajeto e salvam todas essas informações para serem recuperadas posteriormente.

Ou seja, ele faz o registro de todas as atividades como a quilometragem realizada, as velocidades alcançadas pelo motorista, tempo de parada, etc. Alguns sistemas podem incluir até mesmo recursos como mapas e planejamento de viagem. Porém, só é possível ter acesso a todos esses dados quando o veículo retorna.

Os dados coletados são transferidos do dispositivo para um computador usando um link de rádio de curto alcance. É por isso que o usuário só tem acesso a eles quando já está com o veículo na garagem.

Rastreamento veicular ativo

O sistema de rastreamento veicular ativo coleta e envia os dados do trajeto em tempo real, utilizando a internet para fazer a transferência das informações. Quando não há sinal, essas informações vão sendo salvas e são enviadas assim que houver possibilidade.

Esse tipo de rastreamento veicular (ativo) também pode contar com tecnologia que fornece alertas como mensagens ou ligações telefônicas para atualizar sobre o paradeiro do veículo. É comum configurar, por exemplo, para que ele comunique ao proprietário quando esse veículo está se movimentando sem a chave na ignição.

Mesmo em locais fechados ou distantes, não há limites para o alcance da localização do veículo.

Qual é mais vantajoso?

Existem rastreadores que podem usar os dois tipos, ou seja, serem ativos e passivos ao mesmo tempo. Mas, quando é necessário escolher entre os dois, podemos dizer que o mais vantajoso é o sistema que envia os dados em tempo real.

Isso porque, ao ter acesso às informações de rota e do veículo em tempo real, torna-se muito mais fácil saber se o planejamento de rota está sendo cumprido, analisar o desempenho do veículo e do motorista e caso necessário, fazer possíveis correções no roteiro.

Se você é empresário do ramo de entregas ou logística, ou se é proprietário de veículo, e quer ter mais segurança ao viajar, a Sim Rastreamento trabalha com ambos os tipos de sistema e pode fornecer um serviço eficiente e completo para você. 

Acesse nosso site, conheça as nossas soluções e solicite uma cotação.

Share this post