Qual a diferença entre GPRS E GPS?

O rastreamento veicular é um serviço que tem se tornado cada vez mais popular no Brasil e no mundo. Porém, ainda existem muitas pessoas que desconhecem a funcionalidade dos dispositivos utilizados para esse fim.

As dúvidas mais frequentes costumam ser a respeito da diferença entre sistemas GPS (Global Position System ou Sistema de Posicionamento Global) e GPRS (General Packet Radio Services ou Serviço de Rádio de Pacote geral), que são os dois tipos de tecnologias utilizadas para obter os dados de rastreamento.

A seguir, explicamos com detalhes sobre o que diferencia um dispositivo do outro, a fim de esclarecer as dúvidas sobre o tema e ajudar você que está pensando em adquirir um sistema de monitoramento, a fazer uma boa escolha.

O que é GPRS?

O GPRS (General Packet Radio Service ou Serviço de Rádio de Pacote Geral) consiste em uma tecnologia onde a transmissão de dados é feito por pacotes capazes de ampliar as taxas de transferência de redes GSM (Global System for Mobile Communications ou Sistema Global para Comunicações Móveis), aquelas mesmas utilizadas pelos celulares.

Os dispositivos que utilizam essa tecnologia no rastreamento contam com um chip semelhante ao que é utilizado nos aparelhos. E é esse chip que recebe todas as informações via satélite e depois as transfere para as centrais de atendimento utilizando padrões digitais de comunicação de dados.

Nas centrais, esses dados são interpretados por softwares e deixam de ser apenas números e códigos para se transformarem em mapas com localização muito precisos, que são disponibilizados em tempo real para os clientes.

O que é GPS?

A sigla GPS já é bastante popular e faz parte do nosso dia a dia, especialmente por conta do seu uso em celulares e automóveis. Ela representa o Global Positioning System ou Sistema Global de Posicionamento. 

Essa é uma tecnologia de geolocalização utilizada para várias finalidades, dentre elas, o rastreamento de veículos.

O dispositivo GPS faz leitura da geolocalização utilizando a rede mundial de satélites e por meio disso, consegue verificar a localização em qualquer lugar do mundo e a qualquer momento, em tempo real.

Principais diferenças entre GPRS e GPS

  • O GPS fornece serviço de posicionamento, já o GPRS fornece serviços integrados de voz e de dados sem fio;
  • O GPS fornece dados específicos da localização em termos de latitude e longitude. Já o GPRS é uma versão aprimorada do GSM, ou seja, fornece taxas de dados para sistemas de celulares;
  • A comunicação do GPRS é feita por torres terrestres de celulares, enquanto o GPS utiliza 24 satélites que orbitam o planeta para localizar a posição de um objeto;
  • Em termos econômicos, o GPRS é mais em conta do que o GPS, porém escolher o mais vantajoso depende de cada caso.

Sua frota já conta com rastreamento?

O rastreamento de veículos garante maior segurança para o seu patrimônio, além de fornecer informações que ajudam a otimizar os serviços prestados e melhorar cada vez mais a eficiência da frota empresarial.

Para pessoas físicas, é uma forma de proteger o seu veículo e a sua família, contra furtos e sequestros.

A Sim trabalha com tecnologias de ponta e disponibiliza das duas modalidades de rastreamento veicular, atendendo tanto empresas quanto pessoas físicas. 

Entre em contato conosco para fazer uma cotação e descubra o quão vantajoso esse serviço pode ser para você e para o seu negócio.

Share this post


[porto_block name="footer-bottom"]