Dimensionamento de frotas: como saber se preciso de mais veículos?

Empresas que trabalham no segmento de logística e transportes em geral, costumam enfrentar de maneira muito frequente, desafios relacionados com o dimensionamento de frotas.

Saber qual a quantidade ideal de veículos e os modelos mais adequados para dar conta da demanda da empresa é um fator de extrema importância para manter seu funcionamento e produtividade.

Mas, você sabe o que é o dimensionamento de frota e como ele é feito?

O que é dimensionamento de frota?

Podemos dizer que se trata de uma metodologia de planejamento e otimização de todas as atividades relacionadas ao transporte de carga.

De forma mais simplificada, é um processo prático onde são seguidos alguns procedimentos com o objetivo de otimizar o trabalho da empresa e obter informações importantes, como saber se é momento de expandir ou reduzir a frota, por exemplo.

Para a aplicação do dimensionamento de frota, existem alguns itens que precisam ser atendidos. Veja a seguir:

  • Cálculo da quantidade mensal de viagens realizadas por cada veículo;
  • Identificação da capacidade de peso que cada veículo consegue transportar e de todas as especificações técnicas de cada um;
  • Análise mensal da demanda que a empresa recebe por carga;
  • Avaliação de qual o tempo gasto com cargas e descargas, paradas, refeições dos motoristas, etc;
  • Análise das rotas mais utilizadas pela empresa e avaliação das condições de tráfego, tipos de parada, e outros detalhes.

Por que é tão importante fazer o dimensionamento de frota?

Obtendo essas informações será criada uma importante base de dados que dará suporte a tomada de decisão.

A seguir pontuamos alguns dos motivos para realizar o procedimento:

  • Aumenta a precisão do planejamento logístico;
  • A tomada de decisão passa a ser mais assertiva;
  • Redução de custos;
  • Maior agilidade para as operações de transporte;
  • Reduz os riscos de acidentes;
  • Aumenta a produtividade da empresa.

Como saber se é hora de investir em novos veículos?

O dimensionamento da frota vai dar à empresa todos os indicadores necessários para ter clareza na hora de tomar essa decisão.

A identificação da necessidade de aquisição de novos veículos vai levar em consideração fatores como a informação de que a frota atual está desempenhando total capacidade e ainda assim, não consegue suprir a demanda mensal de serviços.

Se a sua empresa tem um bom sistema de dimensionamento de frotas e identificou que é momento de adquirir um novo veículo, não se esqueça do rastreador veicular.

O sistema de rastreamento de veículos garante a segurança da sua frota e aumenta a segurança oferecida aos clientes que contratam os seus serviços, somando em credibilidade para o negócio.

Conte com o trabalho profissional da Sim Rastreamento para cuidar dos veículos da sua empresa. Atendimento rápido e personalizado, com utilização das melhores tecnologias do mercado. Visite nosso site e saiba mais.

Share this post