Dicas para ter mais eficiência no planejamento de rotas

Empresas que atuam no transporte logístico precisam se dedicar ao planejamento eficiente das rotas. O tempo dedicado a essa tarefa contribui para que o negócio reduza custos, faça um melhor aproveitamento da frota e com isso, atinja melhores resultados.

O planejamento de frotas é um procedimento que deve levar em consideração uma série de fatores. Entre eles, estão o mapeamento de operação, a utilização de ferramentas de monitoramento e de tecnologias que ajudam a otimizar e agilizar as tarefas.

A seguir, preparamos dicas que podem ajudar a atingir maior eficiência e impulsionar os resultados de negócios do setor.

Dicas para um planejamento de rotas eficiente

Aprimore o atendimento

O atendimento ao cliente quando bem executado, facilita muito o planejamento mais eficiente da rota. Busque coletar todas as informações necessárias e não esqueça de verificar os horários em que os clientes costumam receber as cargas.

Mapeie a operação

Verifique as melhores rotas disponíveis para chegar até o endereço de entrega, identifique se o roteiro conta com pedágios e outras taxas, analise as informações de tráfego, condições de rodovia e outros detalhes que possam comprometer o andamento do serviço. Lembre-se de considerar imprevistos e tenha planos alternativos, pois eles podem ocorrer.

Utilize sistema de rastreamento veicular 

Com um bom sistema de rastreamento, é possível acompanhar a execução do planejamento, analisar se a realidade está de acordo com o planejado, fazer ajustes, calcular o tempo médio de entrega e em casos de imprevistos ou acidentes, por exemplo, agilizar o atendimento. Além disso, o rastreamento ajuda a proteger contra furtos e roubos de veículos.

Invista numa comunicação eficiente

Tanto com o cliente, quanto com o motorista e demais pessoas envolvidas no processo, a comunicação precisa ser clara, objetiva e informativa. Todas as partes devem estar em sintonia para que o serviço seja feito da forma mais assertiva possível.

Faça o monitoramento das rotas

Monitore remotamente a frota com sistemas de gestão. Isso ajuda a tomar melhores decisões diante de imprevistos, analisar e agilizar melhores respostas para a duração da viagem, janelas de tempo, entregas, etc.

Utilize dados de relatórios

Os relatórios das rotas fornecem informações importantes para a criação de indicadores de desempenho (KPI) ou chaves de inteligência de negócio (BI). Ou seja, a partir da análise do que já foi realizado é possível detectar as tendências operacionais, identificar medidas preventivas e prever implicações de custos.

Por que investir tempo no planejamento de rotas?

  • Economia de custos com combustível;
  • Economia de custos em manutenção de veículos;
  • Melhora da capacidade de entrega;
  • Maior produtividade.
  • Maior satisfação dos clientes.

Conte com a Sim Rastreamento para monitorar de forma eficiente e otimizada as suas rotas. Acesse nosso site e conheça os serviços disponíveis.

Share this post