O que é rastreamento veicular?

O rastreamento de veículos é uma ferramenta que permite saber, a partir de sinais de geolocalização, a localização exata de um veículo.

Para que isso seja possível, é feita a instalação de um dispositivo no veículo, que usa tecnologia de localização e está conectado a um sistema de monitoramento. Nesse sistema, que pode ser acessado por meio de um aplicativo de celular ou computador, ficam disponíveis as coordenadas e outras informações.

É um sistema que oferece maior segurança aos proprietários, especialmente em casos de roubo, já que permite localizar o veículo de forma rápida, aumentando consideravelmente as chances de recuperação.

Porém, não é somente isso o que o rastreador faz. Alguns modelos oferecem precisão em tempo real, relatório com horários onde o veículo esteve em cada local e até mesmo a velocidade em que trafegou.

Quais tecnologias são utilizadas?

Os rastreadores veiculares encontrados no mercado atual funcionam, basicamente, a partir de dessas duas tecnologias:

  • Radiofrequência – trabalha com ondas de rádio. O aparelho é instalado no veículo e capta sinais de rede que são formados por meio de antenas receptoras localizadas em um determinado perímetro. Ele faz o envio dessas ondas para a central e isso indica qual é a sua localização;
  • GPS/GPRS – é o modelo mais utilizado. O dispositivo usa tecnologia de posicionamento global, uma rede composta por satélites que permite localizar o veículo e enviar os dados para a central de monitoramento.

Qual a importância e vantagens do rastreamento veicular?

  1. Em casos de roubos, é possível saber imediatamente qual a localização do veículo e iniciar o processo de busca, aumentando as chances de recuperação. Estima-se que uma média de 98% dos veículos com rastreadores, são recuperados após esses incidentes;
  2. Aumenta muito a segurança pessoal, especialmente em casos de sequestro;
  3. Seguradoras costumam dar descontos na taxa para veículos ou frotas que utilizam tecnologia de rastreamento;
  4. Permite o controle da movimentação de cargas e de encomendas para empresas que trabalham no segmento de logística, proporcionando maior eficiência. Além da segurança da frota da empresa, quem contrata também se sente mais seguro com relação às cargas transportadas;
  5. A assistência técnica atende 24 horas por dia;
  6. O preço de aquisição é acessível;
  7. O processo de instalação é rápido e prático;
  8. Com a riqueza no fornecimento de dados, é possível fazer uma gestão mais eficiente de frotas empresariais de todos os tamanhos.

Como adquirir um sistema de rastreamento seguro?

Primeiramente, é importante verificar as tecnologias utilizadas pela empresa, sua experiência no setor, a qualidade dos equipamentos fornecidos e, principalmente, a disponibilidade da Assistência técnica 24 horas.

Se você deseja obter todas essas vantagens contratando de modo seguro, então conheça a Sim Rastreamento.

Share this post